quinta-feira, 31 de março de 2011

Que saudade do Sai de Baixo!!!

A turma do Arouche deu o ar da graça pela primeira vez há exatos 15 anos. Exatos mesmo. São 22h10, o horário que a série começou a passar naquele dia.

Na primeira noite que "Sai de Baixo" foi ao ar eu tinha apenas 12 anos (hoje eu tenho 18 - senta lá, Cláudia). Tinha que dormir cedo, pois acordava muito cedo. Logo, vi só o primeiro bloco (naquela época ainda eram só 3) morrendo de sono e não achei muita graça.

No dia seguinte, lembro bem, o programa foi assunto na escola. Eu fiquei meio de fora, pois acabei não vendo e nos dias seguintes continuei de fora pois não existia o YouTube para dar uma forcinha.

O segundo domingo chegou, Tio Lico subiu no telhado, nasceu uma estrela que correu do tarado que vinha ali e... eu só fui rever o programa quando tinha uma morta muito viva. Sempre esquecia! A partir do episódio "Brasileiros e brasileiras", exibido quase 2 meses depois da estreia, é que comecei a ficar fã do humorístico.

A partir dali, era um daqueles que aguardava ansiosamente as últimas notícias do "Fantástico" para comecer a minha grande diversão de domingo. A partir do episódio "Milagre no Arouche", o vigésimo segundo, criei um hábito que não foi mudado até o final do programa: gravar o programa e assistir umas 2X pelo menos durante a semana novamente.

Me tornei então o que chamamos de "pirado pelo Sai de Baixo". Passei a acompanhar tudo sobre o programa, estudar sobre os atores... fiquei revoltado na saída da Cláudia Jimenez, vibrei a cada novidade como a cozinha no cenário, programa ao vivo, chegada do Caquinho, inauguração do Arouche's place...

Assim como lamentei a saída da Jimenez, lamentei a da Márcia Cabrita...

Criei um site, que ficou no ar por sete anos... conheci outros pirados que nem eu.. e não foram poucos. Henrique, Vivi, Raquel, Danilo, Bocão, Felipe, Érika, Camila, Mariane... Nossa, tanta gente naquela época... Tenho contato com muitos deles até hoje e mesmo com aqueles que não tenho muito contato, sempre que encontro, parece que aquela maluquice toda de fã ainda não passou.

Dia desses, encontrei o Felipe, que fazia o "Sai de Baixo Home's place" e a sensação é a de que eu estava de volta a 2001. Mesmo sendo um dos que tenho menos contato, tive uma agradável lembrança. Recordamos juntos algumas coisas do "Sai de Baixo", com o pretexto da reprise no "Viva". Ah... como se precisássemos da reprise no "Viva" para relembrar o programa...

Logo nós que tínhamos website, brigávamos para saber quem tinha o melhor, quem dava a notícia primeiro... Logo nós que nos encontrávamos na faculdade (estudávamos próximos) para trocar VHS. V-H-S!!!! Você, que tem 15 anos hoje, a idade do "Sai de Baixo", ainda lembra de VHS? Bom... Se não lembra, saca essa foto com minhas 60 caixas de VHS do programa...


Depois do encontro com o Felipe, voltei para casa lembrando de um dos dias, sem dúvida, mais loucos da minha vida. Eu, com 17 anos, peguei o dinheiro que ganhei com um "freela", comprei uma passagem de avião e fui para SP assistir à gravação do programa. Cheguei lá, SP estava debaixo de água e a gravação foi cancelada. Que chato, né? Mas como sou brasileiro, não desisto nunca. Dois meses depois, fui de novo, e dessa vez consegui. Era o dia 18/09/2001, dia que conheci os meus amigos virtuais Henrique, Raquel; meu "inimigo" virtual, Felipe; meus ídolos e o meu programa ao vivo...

Entrar naquele teatro foi uma coisa mágica. Quanto a diretora Cininha de Paula disse: "Gravando" e o tema introdutório do programa foi tocado pelo Caçulinha... nossa... Sai de Baixo!

Pode parecer uma besteira, mas foi uma sensação tão boa. Foi emocionante ver o episódio "Família de aluguel" sendo encenado, ali, ao vivo, diante dos meus olhos. Olhos estes que se chatearam muito exatos 3 meses depois, em 18/12/01. Neste dia, eu estava novamente na plateia e eles gravaram o derradeiro episódio, "O último golpe do Arouche".

Encerrava-se ali a trajetória de um dos programas de humor mais completos que já assisti. Como dito na história do programa contada no DVD do mesmo, era o fim daquela turma que fazia barulho por nada...

Há 9 anos, o último episódio foi exibido. Na noite de 31/03/02, o programa deu adeus ao Brasil e seguiu sua exibição por mais algum tempo em Portugal e Cabo Verde. Em 2004, apareceu, como num susto, na madrugada de comemoração dos 450 anos de SP.

A Globo fez 40 anos e olha lá o Caco Antibes esbravejando contra pobre no Multshow... Há 6 anos...

Desde o ano passado, "Sai de Baixo" bate ponto no Viva. E não há quem assista e não viva toda aquela época novamente.

QUE SAUDADE DO SAI DE BAIXO!!!!!

(R.I.P. Sai de baixo - 31/03/96 - 31/03/02)

domingo, 27 de março de 2011

Ep 5.14 - Colchão impossível


Episódio da Semana - Próximas exibições:

29/03 às 21h;

02/04 às 20h


Quando Neide ganha o colchão, ela revela que fazia um tempão que não transava e que queria um homem igual ao primo Genivélson para "estrear" o colchão.
Caco faz de tudo para poder pegar o dinheiro do colchão: ele se veste igual ao primo pobre da Neide. E o pior: tem que aguentar comer cajuzinhos.

No final das contas, Vavá que nunca sabe de nada, resolve queimar o colchão para não haver mais confusão.

OBS: A queima do colchão de Pereira já havia sido mencionada antes no episódio #6. Gravado no dia 28 de Junho de 2000. "Pompa& Circunstância" estreia, como tema de Cassandra. Caco e Magda voltam a se entender.

Texto: Bernardo Guilherme & Marcelo Gonçalves. Redação Final: Cláudio Paiva, Juca Filho & César Cardoso. Direção: Jorge Fernando.

domingo, 20 de março de 2011

Ep 5.13 - No escurinho do Arouche


Episódio da Semana - Próximas exibições:

22/03 às 21h;

26/03 às 20h;

Vavá (Luiz Gustavo) resolve se livrar de coisas velhas e as encaixota botando Ataíde (Luís Carlos Tourinho) pra trabalhar. Só que um acidente provocado por Caco (Miguel Falabella) faz uma das caixas furarem e é descoberta que na caixa haviam revistas de mulheres nuas. Assim que Cassandra (Aracy Balabanian) vê os homens maravilhados com as fotos que denigrem as mulheres, ela decreta greve de sexo, levando Pereira (Ary Fontoura) à "secura", que não suporta ficar sem sua aranha cor de rosa.

O problema também ataca Caco e Ataíde, pois, solidárias com a colega, Magda (Marisa Orth) e Neide (Márcia Cabrita) juntam-se à greve anunciada pela matriarca da família. Agora, solitários, os homens andam apelando para as revistas e agarrando até estranhas no restaurante, no corredor, na rua, na platéia...

Até que o lado feminino fraqueja e Magda seduz Caco fazendo os dois se atracarem, logo sendo separados por uma Cassandra bombeira.

OBS: Jorge Fernando entra na direção do seriado, modificando o início, que só foi mostrado uma vez, onde o Teatro vai sendo ocupado pelo público. Gravado no dia 20 de Junho de 2000.

Texto: Bruno Mazzeo, Cláudio Torres Gonzaga e Bernardo Jablonski. Redação Final: Cláudio Paiva, Juca Filho & César Cardoso. Direção: Jorge Fernando.

domingo, 13 de março de 2011

Ep 5.12 - Mamãezinha ferida

Episódio da Semana - Próximas exibições:

15/03 às 21h;

19/03 às 20h;


Vavá (Luiz Gustavo), pra variar, está devendo o dinheiro do aluguel do Arouche's Place a Pereira (Ary Fontoura). Então, como pagamento, Vavá autoriza Dona Pepa, mãe de Pereira - também Ary Fontoura - a passar uns dias no apartamento enquanto o dela é dedetizado.

Magda (Marisa Orth) percebe que seu tio Vavá anda muito carente ultimamente e assim chama a ex. sogra e pilantra, Dona Caca (Miguel Falabella) para bancar o cúpido, pois Vavá sempre nutriu um carinho muito grande pela coroa. O problema é que enquanto Dona Pepa está no apartamento, suborna Caca para que ela seduza Pereira, pois não foi muito com a cara e com o cabeção da futura nora Cassandra (Aracy Balabanian).

OBS: Ary Fontoura deu vida a mãe de Pereira. Ataíde não aparece. Dona Caca retorna ao apartamento para causar mais confusões, tirando todos do sério quando resolve contar suas histórias absurdas. Gravado no dia 13 de Junho de 2000.

Texto: Aloísio de Abreu, Lícia Manzo, José de Carvalho e Laerte. Redação Final: Juca Filho, Cláudio Paiva & César Cardoso. Direção: Denis Carvalho.

sábado, 12 de março de 2011

Nosso blog no Twitter: siga já!

O blog "Viva Sai de Baixo" está no Twitter!

Veja o que família do Arouche acha disso:

Magda - "Onde é que fica esse tal de tuíste? É perto do shopping???"

Caco - "Eu tenho horror a Twitter! Isso é coisa de pobre!"

Vavá - "Alguém pode me explicar o que é que está acontecendo nesse Twitter?"

Cassandra - "A que ponto chegamos... Nossa família no twitter?"

Neide - "Ih, não vou lá, não. Não sei falar ingrês."

Pereira - "O bom do Twitter é que é de gra-ça!"

Ribamar - "Mandei DM para minha prima Ribanauta"

Edileuza - "Ah, meu Deus... Ribamar tá seguindo todas as empregadas do prédio"

Follow vivasaidebaixo on Twitter

domingo, 6 de março de 2011

Ep 5.10 - A Gravidez de Cassandra

Episódio da Semana - Próximas exibições:

08/03 às 21h;

12/03 às 20h;


Pereira (Ary Fontoura) anda pernoitando no apartamento ultimamente para poder ficar com sua amada Cassandra (Aracy Balabanian), irritando seu irmão Vavá (Luiz Gustavo), que está indignado em ter que estar sustentando mais um. Sabendo da atual situação de sua mãe, Magda (Marisa Orth) começa a dar à ela um remédio para engravidar. E não dá outra, Cassandra começa a sofrer de náuseas e o exame confirma: gravidez! Mas é claro que o exame foi fraudado por Caco (Miguel Falabella), pois assim terá o riquíssimo Pereira como sogro. Enquanto isso, Cassandra sonha com o dia do parto, mas reza para não ter outra "magda". Ouvindo isso, Magda sofre com a rejeição e surta, voltando vestida como um trombadinha abandonado pelos pais.

OBS: Gravado no dia 30 de Maio de 2000. Descobrimos quão íntimo já estava o relacionamento de Pereira e de Cassandra. O restaurante é interditado.

Texto: Bernardo Guilherme & Marcelo Gonçalves. Redação Final: Juca Filho, Cláudio Paiva & César Cardoso. Direção: José Wilker.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...